domingo, 1 de julho de 2007

Noite


Saír à noite é um dos problemas dos filhos criados que vem com uma centena de dobraduras.


Com quem o filho sai? Você conhece? É da escola? Os pais você conhece? Aparentemente é uma pessoa tranqüila?


Onde o filho vai? Você conhece? É um lugar de fácil acesso? Parece um lugar tranqüilo? Você pesquisou sobre quais foram os últimos eventos do lugar?


Qual o tipo de festa? Rave, pagodeira, concerto de rock, janta na casa dos amigos?


Que horas termina? Se começa à meia-noite, antes das cinco, esquece. Não termina, segue até a madrugada do outro dia? Isso não é festa. (Pelo menos das quais você já foi.)


Saiba que tudo pode ser aparente, virtual e fictício. Não que eles queiram deliberadamente enganar você. Não se trata disso.


Se você acha que o fato de seu filho sair com os colegas da escola que cresceram com ele e você conhecer toda a família, garantirá algum tipo de tranqüilidade e segurança, não ache.


Quando eles saem à noite, essa assustadora e perigosa noite dos jovens, cheia de chamados para o lado escuro da vida, onde as drogas são fáceis, as pessoas são mal intencionadas, o trânsito é impiedoso, a bebida é vendida como àgua, o terror toma conta de nós.


Mas, tente não pensar nos perigos da noite. Lembre do jovem que você foi, que saía à noite e enfrentava alguns desafios, diferentes dos desafios que eles enfrentam, mais ainda assim eram desafios que faziam seus pais preocuparem-se com você, recomendarem mil vezes: "Não aceita bebida de estranhos que pode ter tóxico."


Lembre que você não tinha celular para ser "controlado" pelos seus pais. Sabe o que fez com que você enfrentasse tão bem a juventude? Sabe o que pode ser usado pelo filho que sai na noite, voltar são e salvo para casa?


O pai e a mãe que você é...


Dizer para eles que a droga é perigosa, depois da cervejada de domingo, ou se você tem tanto medo de beber que bebida não entra na sua casa, pode parecer convidativo.


Dizer para ele que precisa ter cuidado na direção, e você passa quando o sinal está amarelo, ultrapassa sem visibilidade na estrada. Ou se você dirige super bem, mas não consegue ver passar alguém que anda voando, sem dizer: "Olha lá o CARA!!!- Na verdade você está dizendo que nada de ruim acontece se infringir algumas regrinhas de trânsito.


Dizer que não é para puxar briga e você discute com a caixa do supermercado por algo banal, ou mete a boca no trombone com o serviço de atendimento telefônico de uma empresa que vende banda larga. Ou aguenta todo e qualquer desaforo, humilhação sem responder e isso faz com que você fique muito brabo ou triste. Na verdade você está dizendo que podemos brigar por qualquer coisa, ou que você é covarde, e covarde é algo que seu filho não quer ser.


Quando seu filho sai na escura e aterradora noite, ele leva você e seus ensinamentos, seus valores, os quais ele vai testar, para ver se são realmente importantes para a sobrevivência, ou simplesmente para manter suas relações sociais.


Portanto não tema, confie nele e nas suas escolhas.


As parcerias, o local, o horário, o tipo de festa, a linguagem, a roupa, em tudo tem um pouco de sua presença, de seu exemplo, de sua fala de suas idéias.


Ou talvez tenha um pouco de sua ausência e de seu silêncio.


Um comentário:

arteplant disse...

Adoro as imagens que escolhes para ilustrar os teus textos: elas são sempre metáforas perfeitas para o assunto. O filme "Laranja Mecânica" e seus personagens(imagem escolhida para "Noite") sintetiza a alegoria do medo que vivemos hoje que é o medo de todos os tipos exacerbados de violência urbana.