sábado, 12 de julho de 2008

Vivenciando II - Restaurante Universitário



Férias da Faculdade, agora posso escrever sem ter data para entregar. Agora entendo quando os filhos dizem que não tem tempo para nada, aliás, agora que estou vivenciando certas experiências legitimamente deles entendo muitas coisas......

Criei um pequeno Manual, para quem vai encarar a vida acadêmica .....


Pequeno Manual de Sobrevivência para Usuários do R.U.

Prezad@ Calour@:

O restaurante universitário, localizado na Avenida João Pessoa, serve mais de mil refeições diárias. Para que o seu funcionamento não seja prejudicado, precisa contar com a colaboração dos alunos da U.F.G.R.S.
Dicas Importantes:
1- A carteirinha que você faz no dia de sua matrícula abre várias portas de sua vida acadêmica, a porta do ônibus, a porta das bibliotecas e a do R.U. Nunca saia de casa sem ela.
2- Todo conhecimento adquirido com as tardes de vídeo-game será muito importante nesse momento, pois o conceito de fases caracteriza uma refeição no R.U.

Fase 1 : Fila

A fila inicia na porta do restaurante e pode seguir “toda vida” até a Rua Avaí, você pode esperar de dez, até vinte minutos na rua para entrar, não esqueça de protetor solar, óculos, boné, chapéu de palha no verão. No inverno, luva, touca, casaco. Se chover o guarda-chuva não adianta, pois o vento Minuano faz a curva para entrar na João Pessoa bem em frente ao R.U.
A fila é o melhor lugar para você saber das festas e do teor etílico de cada uma, é onde você fica sabendo da política interna da U.F.G.R.S, é também onde candidatos a cargos eletivos fazem prestações de contas e apertam as mãos dos eleitores.
É o lugar para descobrir se a mochila ou bolsa que você carrega é pesada, se o monte de roupa que você colocou de manhã está exagerado ou se você vai passar frio mais tarde.

Fase 2: Roleta

Você sobreviveu à fila, fique com a carteirinha, o dinheiro de preferência trocado R$ 1,30 sem suco, R$ 1,60 com suco nas mãos. Avance até o balcão, insira a carteirinha no local apropriado, pague e ultrapasse a roleta. Siga até a fase 3.

Fase 3: Encruzilhada
Se você não quis o suco, terá menos escolhas para fazer vai sair da encruzilhada mais rápido. A encruzilhada consistedecidir se você vai colocar a mochila nas prateleiras abertas ou vai deixar nas costas (escolha complicada), ou vai deixar nas mãos ( essa é uma péssima escolha )
Lavar as mãos é a próxima decisão, no banheiro ou nas pias ? Se tem sabonete e toalhas de papel, você não precisa secar a mão na roupa ou pegar o “bandejão” com as mãos molhadas.
Se você optou pelo suco vai ter que decidir se é agora ou depois que você vai pegar.

Fase 4: Servir a comida

São três “ilhas” de pratos quentes e salada, não se iluda o tempo médio de qualquer uma das três é de + ou – 4 minutos. A dificuldade dessa fase é como segurar e posicionar o “Bandejão”, sem bater na mochila que está nas costas do colega da frente, sem virar o feijão no tênis, sem servir de algo que você pensava que era uma coisa e era outra bem diferente, sem pensar que está em casa e pode ficar pensando na hora de servir. Aqui literalmente a fila anda. Depois das “ilhas”, a carne e a sobremesa, se você posicionou mal o “bandejão” a carne poderá ficar com alguns resquícios de mingau. Enquanto servem a sobremesa tente localizar os guardanapos e o palito, tente armar uma estratégia para pega-los com as duas mãos ocupadas. No final dessa fase se você já pegou o suco e ainda não virou nadinha você ganhará um bônus.

Fase 5: O lugar de cada um

A escolha de lugar dependerá de sua visão, popularidade, sorte e atitude. Se você é solitário e ainda não conhece ninguém sente na passarela em frente às ilhas, algum colega pode vê-l@ e fazer companhia. Se você já conhece todo mundo do cursinho, é alt@, a chance de ser convidad@ aumenta bastante. Se você faz o tipo que “ tô nem aí” senta onde tem lugar, o almoço é um bom momento de conhecer gente nova e de outros cursos. Se você ainda não pegou o suco essa é a hora. Delicie-se esses almoços serão inesquecíveis, barulhentos, rápidos e engraçados. Quando terminar, levante-se leve a bandeja até o local apropriado, separe os talheres e coloque na bacia, faça isso o mais rápido que puder, proteja sua roupa, depois coloque o guardanapo e o copo no cesto certo. Pegue seu material dirija-se à saída e parabéns, você conseguiu.

Importante:
Oficialmente é proibido guardar lugar para colegas.
Treine em casa descascar laranja com colher.

Nenhum comentário: