domingo, 10 de junho de 2007

É tipo assim


Ficar bem criado leva no mínimo uns 9 anos de escola e uns tantos de cursinho de inglês, as vezes aulas particulares de português, leituras obrigatórias na escola, o desafio de ler "O Senhor dos anéis" e pelo menos uns três livros do "Harry Potter". Isso com certeza não é o suficiente para falar um português maravilhoso. Mas, talvez o suficiente para ser uma pessoa articulada, ler o jornal, manter um diálogo.

Acontece que algumas vezes a linguagem do crescimento pode tornar seu filho um habitante de um planeta distante e que você jamais vai conhecer.

É de manhã, a mais velha precisa sair mais cedo que o normal, precisa chegar mais cedo no "lab, porque tem que tirar uma amostra do shake, onde teria ficado overnight", nunca fui muito boa nessas coisas de biologia, o problema neste caso é dobrado de aprendizagem minha.

A segunda vai dormir mais um pouquinho e pegar um "bus" mais tarde que "não dá nada", porque a "prof" avisou que iria chegar mais tarde. Este problema é dobrado de responsabilidade, minha, dela e da professora.

O rapaz está no telefone com o primo, falando "tipo assim, tá ligado?", uns "lance". Ai , este problema é dobrado de influências e de identificação de grupo.

A mais novinha, atolada de provas na escola deixa um bilhete na mesa de cabeceira" Me akorda + cedo,bjus, faz uma toR²ada e um milk, please,tamod+." O dialeto escrito no bilhete é utilizado na aldeia MSN. O problema é de dobra da curva do tempo, o português jamais será escrito ou falado da forma como você falou. Ou você cai na real, ou a tua ficha cai, não adianta chorar o leite derramado, a linguagem deformada. Tudo faz parte de uma desconstrução do mundo como você conhecia, o que pode ser muito bom. Iniciar pela linguagem é o caminho natural, menos chocante e o que vai te instrumentalizar para as fases seguintes.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito deste texto, realmente nao estou acostumada a escreve certo, nem sei porque estou fazendo isto agora, deve ser por vergonha depois deste seu texto hahahaaha... é tao normal falarmos no msn errado q qd eu tenhu que fazer uma redação fica complicado... sem falar nas girias "bem tipo assim sabe como é ne u negocio sao assim mesmu relaxa vai da td certu hahahaha" dependendo d qm fala comigo nao entendo memso...

adoreiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!